segunda-feira, 6 de junho de 2011

Aceitação...

Para dar continuidade ao assunto do Homossexualismo nas novelas, que abordarei durante este mês inteiro aqui no Blog, venho falar de uma das cenas que foi ar ainda há pouco na novela Insensato Coração. Lembram que citei sobre a revelação do personagem Eduardo? Pois então, ainda agorinha acompanhando a novela eu vi a cena em que ele revela para sua amiga Alice que sente atração por homens. Foi tenso, hem? Todos nós sabemos o quanto é difícil esse processo de descoberta e aceitação, ainda mais quando nos abrimos assim com alguém. Achei a cena muito bem feita, o texto do autor é ótimo e a maneira como o assunto foi sendo inserido na trama também.

Numa cena seguinte foi discutido a respeito da violência contra homossexuais. Chicão, Nélson e Suely falam sobre um rapaz violentamente atacado enquanto saía de uma casa noturna GLS e que está com vergonha de ir a delegacia para não passar vergonha com as piadinhas feitas pelos policiais a respeito. Gente, para com isso! Então quer dizer que vivemos num país liberal e livre de preconceitos é isso mesmo? Se um homossexual é atacado na rua, ele é impossibilitado de buscar justiça, por que quem deveria nos ajudar é quem mais faz piada da nossa condição? Olha, isso é um absurdo. Para começar que ninguém é gay porque quer. Não se trata de uma escolha feita do dia para a noite, tipo você dorme hétero e acorda gay. É algo que nasce com a gente, pô! Muito fácil ficar tirando sarro e fazendo gracinha com a desgraça alheia. Eu tenho vontade de xingar quem fala que o Brasil é um país sem preconceito. Na verdade, isto é o que afirmam os oportunistas do governo. Vivemos numa nação muito preconceituosa, mas é que aqui é diferente da situação lá fora, ninguém tem coragem de dar nome aos bois. Quero gritar em revolta contra este absurdo de um homossexual ser agredido nas ruas e não poder contar com a ajuda da polícia por causa de preconceito. Enquanto homossexuais forem espancados e mortos pelas ruas das cidades, ainda haverá claramente vestígios de intolerância, e quando há intolerância não podemos afirmar que uma nação vive em paz.

Se você é hétero e acha que ser homofóbico é legal, pare para pensar e procure entender o lado de uma pessoa que gosta de alguém do mesmo sexo. Saiba que somos pessoas normais, com família, emprego, salário, religião e etc. Muitas vezes vocês nem sabem que estamos do seu lado. Nem sempre nossa intenção é ofender com a vida que escolhemos, apenas queremos respeito e um lugar digno na sociedade. Pense bem, porque às vezes quando você mais precisar, um gay te estenderá a mão.

Homossexualismo na TV! (Insensato Coração)

Quem já parou para assistir um capítulo sequer da novela global Insensato Coração deve ter notado que o assunto homossexualismo vem sendo tratado de maneira linear e abrangente, retratando as várias formas o homossexual moderno. Não sei se o fato do autor Gilberto Braga ser gay contribua em algum aspecto, mas acho que nunca uma telenovela foi tão a fundo no mundo GLS. Por exemplo o personagem do Leonardo Miggiorim, o Roni, faz a linha "bicha" moderna (desculpem a expressão), estiloso, típico braço direito da Natalie, promoter, utiliza as mais recentes gírias do "meio" e paga de hétero para conquistar os bonitões que está afim. Outros personagens como o advogado Nélson (Édson Fieschi), discreto e que passa despercebido no local de trabalho, há também um professor do curso de Direito, o editor-chefe de um jornal e até mesmo um quiosque destinado ao público gay, comandado pelo personagem da atriz Louise Cardoso, onde trabalha o Chicão, a bicha fofoqueira e intrometida magistralmente interpretado pelo ator revelação Wandell Bendelack.


Por mais afetado que o personagem Roni seja, eu bem que gostaria de um Miggiorim como esse da foto ao lado vendendo saúde aqui em casa! (Meu lado pervo...)

Cof... Cof,,, Retomando o assunto, além desses personagens que representam a nossa classe na telinha, mais um bonitão vai dar uma de entendido nos capítulos que se seguem e sair do armário. O personagem Eduardo (Rodrigo Andrade) nos últimos capítulos foi pego em flagrante na academia observando um dos colegas gostosões malhar. Vamos ver se a mãe dele, dona do quioque gay, vai ser tão moderninha ao descobrir que o filho dela também joga nesse time. Mas para mim, é importante abordar tal assunto porque acaba orientando mães que (como a minha) não sabem lidar com a condição sexual dos filhos. E cá entre nós, eu até entendo o Eduardo, namorando uma branquela chata e sem sal como aquela, até o Chuck Norris prefere ser gay. Ah, está bem, foi uma piada infeliz, eu sei não sou bom comediante.

Rodrigo Andrade (Eduardo) 


Não é de hoje que esse assunto vem sendo abordado nas novelas. Desde o final da década de 70, e numa novela do Gilberto Braga vejam só, personagens como a bichona Eraldo de Dancin' Days    trouxeram o homossexualismo para os tão conservadores lares das famílias brasileias, mesmo que com "esteriotipação" (neologismo?!) e de forma caricata.

Numa entrevista que concedeu a revista Playboy em 1980, o meu ídolo escorpiano como eu Gilbertinho, revelou que gostaria muito de retratar o assunto homossexualismo em suas tramas de maneira mais sutil do que a do gay afetado. Ele disse que seu desejo era o de retratar dois HOMENS que formal um casal gay comum, beijando-se durante uma festa de revellion. Depois do Rodrigo e o Tiago de Paraíso Tropical que viviam muito bem mesmo sendo assumidos, e com essa levantada de bandeira do arco-íris em sua obra mais recente, não duvido que isto seja possível. Não se sabe qual será a reação do público, se a coisa não for ao ar né gente? Seria ótimo se ele tivesse a coragem que a tia Glória Perez não teve e colocar um beijo gay (nem que seja tímido) em sua novela. O SBT já saiu na frente com Amor e revolução, com aquele beijo lésbico. Se é mesmo uma luta contra o preconceito, seria um grande passo na caminhada pela causa GLS!

Pequeno Post Scriptum:

Para quem não sabe o novelista Gilberto Braga é homossexual assumido e casado há 35 anos com o decorador Edgar Moura Brasil. Ele afirma que mesmo que existam atores galãs gays (e realmente eles existem), que os mesmos devem se manter no armário para não prejudicarem sua carreira!


Gilberto Braga e seu companheiro Edgar Moura Brasil 





Boa Tarde a todos!

Acabei de chegar do colégio, e gente, está fazendo muito frio. Vi no Jornal Hoje que hoje pela manhã numa cidadezinha do interior de Santa Catarina (não prestei atenção no nome) as ruas ficaram cobertas de gelo! E o repórter até brincou, soltando a pérola: "Agora o clima está mais ameno por aqui, está fazendo só dois graus e meio abaixo de zero!". Rapaziada, pensem, o quanto esses dois graus não nos fariam sofrer? Como eu disse, a melhor coisa para se esquentar nesta época do ano é arranjar um namorado. Pena que tal missão é difícil não é?

Bem, passei mesmo para dar boa tarde a todos. Estou aqui escrevendo meus contos e comendo babozeira, como diz minha mãe. Sei que tenho que me atentar para minha alimentação, mas sempre acabo caindo em tentação.

Acho que de tanto comer vou acabar ficando assim, olha:


Olha a barriguinha sexy do cara! Está bem, para compensar, vou colocar a foto de um "totosão" aqui. Só não vale babar em cima do teclado, hem?