Por mais afetado que o personagem Roni seja, eu bem que gostaria de um Miggiorim como esse da foto ao lado vendendo saúde aqui em casa! (Meu lado pervo...)
Cof... Cof,,, Retomando o assunto, além desses personagens que representam a nossa classe na telinha, mais um bonitão vai dar uma de entendido nos capítulos que se seguem e sair do armário. O personagem Eduardo (Rodrigo Andrade) nos últimos capítulos foi pego em flagrante na academia observando um dos colegas gostosões malhar. Vamos ver se a mãe dele, dona do quioque gay, vai ser tão moderninha ao descobrir que o filho dela também joga nesse time. Mas para mim, é importante abordar tal assunto porque acaba orientando mães que (como a minha) não sabem lidar com a condição sexual dos filhos. E cá entre nós, eu até entendo o Eduardo, namorando uma branquela chata e sem sal como aquela, até o Chuck Norris prefere ser gay. Ah, está bem, foi uma piada infeliz, eu sei não sou bom comediante.
Rodrigo Andrade (Eduardo)
Não é de hoje que esse assunto vem sendo abordado nas novelas. Desde o final da década de 70, e numa novela do Gilberto Braga vejam só, personagens como a bichona Eraldo de Dancin' Days trouxeram o homossexualismo para os tão conservadores lares das famílias brasileias, mesmo que com "esteriotipação" (neologismo?!) e de forma caricata.
Numa entrevista que concedeu a revista Playboy em 1980, o meu ídolo escorpiano como eu Gilbertinho, revelou que gostaria muito de retratar o assunto homossexualismo em suas tramas de maneira mais sutil do que a do gay afetado. Ele disse que seu desejo era o de retratar dois HOMENS que formal um casal gay comum, beijando-se durante uma festa de revellion. Depois do Rodrigo e o Tiago de Paraíso Tropical que viviam muito bem mesmo sendo assumidos, e com essa levantada de bandeira do arco-íris em sua obra mais recente, não duvido que isto seja possível. Não se sabe qual será a reação do público, se a coisa não for ao ar né gente? Seria ótimo se ele tivesse a coragem que a tia Glória Perez não teve e colocar um beijo gay (nem que seja tímido) em sua novela. O SBT já saiu na frente com Amor e revolução, com aquele beijo lésbico. Se é mesmo uma luta contra o preconceito, seria um grande passo na caminhada pela causa GLS!
Pequeno Post Scriptum:
Para quem não sabe o novelista Gilberto Braga é homossexual assumido e casado há 35 anos com o decorador Edgar Moura Brasil. Ele afirma que mesmo que existam atores galãs gays (e realmente eles existem), que os mesmos devem se manter no armário para não prejudicarem sua carreira!
Gilberto Braga e seu companheiro Edgar Moura Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário