segunda-feira, 6 de junho de 2011

Aceitação...

Para dar continuidade ao assunto do Homossexualismo nas novelas, que abordarei durante este mês inteiro aqui no Blog, venho falar de uma das cenas que foi ar ainda há pouco na novela Insensato Coração. Lembram que citei sobre a revelação do personagem Eduardo? Pois então, ainda agorinha acompanhando a novela eu vi a cena em que ele revela para sua amiga Alice que sente atração por homens. Foi tenso, hem? Todos nós sabemos o quanto é difícil esse processo de descoberta e aceitação, ainda mais quando nos abrimos assim com alguém. Achei a cena muito bem feita, o texto do autor é ótimo e a maneira como o assunto foi sendo inserido na trama também.

Numa cena seguinte foi discutido a respeito da violência contra homossexuais. Chicão, Nélson e Suely falam sobre um rapaz violentamente atacado enquanto saía de uma casa noturna GLS e que está com vergonha de ir a delegacia para não passar vergonha com as piadinhas feitas pelos policiais a respeito. Gente, para com isso! Então quer dizer que vivemos num país liberal e livre de preconceitos é isso mesmo? Se um homossexual é atacado na rua, ele é impossibilitado de buscar justiça, por que quem deveria nos ajudar é quem mais faz piada da nossa condição? Olha, isso é um absurdo. Para começar que ninguém é gay porque quer. Não se trata de uma escolha feita do dia para a noite, tipo você dorme hétero e acorda gay. É algo que nasce com a gente, pô! Muito fácil ficar tirando sarro e fazendo gracinha com a desgraça alheia. Eu tenho vontade de xingar quem fala que o Brasil é um país sem preconceito. Na verdade, isto é o que afirmam os oportunistas do governo. Vivemos numa nação muito preconceituosa, mas é que aqui é diferente da situação lá fora, ninguém tem coragem de dar nome aos bois. Quero gritar em revolta contra este absurdo de um homossexual ser agredido nas ruas e não poder contar com a ajuda da polícia por causa de preconceito. Enquanto homossexuais forem espancados e mortos pelas ruas das cidades, ainda haverá claramente vestígios de intolerância, e quando há intolerância não podemos afirmar que uma nação vive em paz.

Se você é hétero e acha que ser homofóbico é legal, pare para pensar e procure entender o lado de uma pessoa que gosta de alguém do mesmo sexo. Saiba que somos pessoas normais, com família, emprego, salário, religião e etc. Muitas vezes vocês nem sabem que estamos do seu lado. Nem sempre nossa intenção é ofender com a vida que escolhemos, apenas queremos respeito e um lugar digno na sociedade. Pense bem, porque às vezes quando você mais precisar, um gay te estenderá a mão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário